….ação de juízes revigora censura na democracia….

O STF fulminou a lei de imprensa, mas não coibiu o mais importante: a prática rotineira da censura prévia por meio judicial.

“Ulysses é um assombroso tour de force. É alternadamente brilhante e tedioso, inteligível e obscuro. Cada palavra do livro contribui como uma peça de um mosaico na minuciosa composição do quadro que Joyce tenta oferecer aos seus leitores”.

O parágrafo acima cairia como uma luva no discurso de um conceituado crítico literário analisando um dos maiores e mais complexos romances do século XX. Mas são trechos de decisão judicial, proferida em 1933, nos Estados Unidos.

Apesar de entender que o livro de James Joyce era mesmo uma bebida forte para ser ministrada a certas pessoas de sensibilidade delicada, a conclusão do juiz é de que o romance não tendia a excitar impulsos sexuais ou pensamentos lúbricos e, portanto, não devia ser proibido.

A preciosidade se encontra n’ A Cultura do Romance, organizado Franco Moretti (Cosac Naify, 2009) e relembra um período em que a descrição da atividade sexual era tida como perigo que cabia aos poderes constituídos proteger dos cidadãos.

Embora ainda vigente nas ditaduras e teocracias, a tutela da obscenidade não mais seduz as democracias modernas. Mas isso nem de longe significa o exercício pleno da liberdade de expressão.

Entre nós, de triste lembrança, a censura do subversivo (e com ela, curiosamente, também a do obsceno), foi exercida por mais de vinte anos pelos órgãos da repressão.

Agentes federais mensuravam as bebidas fortes que não podiam ser ministradas a pessoas sensíveis, mas, sobretudo, as informações e críticas que colocavam o discurso do poder em xeque.

É ilusão imaginar que a censura se encerrou com a redemocratização.

Mesmo vedada expressamente pela Constituição Federal, ela se revigora hoje, paradoxalmente, a partir de decisões judiciais.

Sob o fundamento de preservação da honra, vários juízes proíbem a circulação de obras e informações jornalísticas.

Não são incomuns as sentenças que impedem órgãos de comunicação de publicar determinada matéria, mesmo sem conhecê-la, pelo efeito danoso que poderiam causar à imagem dos ali retratados, políticos em regra.

É certo que, como qualquer outro direito, a liberdade de expressão não é absoluta.

A punição da violação de segredo ou da discriminação racial são alguns exemplos de limites admitidos.

A censura prévia, no entanto, não se articula com essa esfera de liberdades e proteções da Constituição Federal.

Ela equivale a ressuscitar, por vias transversas, a censura, incumbindo-se ao juiz avaliar, antes de todos, o que podemos ou não saber.

O controle de informações, quando ele nada mais é do que uma possibilidade de dano, reduz o espaço da política e cerceia o exercício da democracia.

Levando o raciocínio do perigo ao infinito, podemos dizer que sempre haverá, em uma reportagem, suscetibilidades afetadas ou reputações que possam ser feridas.

Submeter antecipadamente a este juízo hipotético, mutilando o direito à informação, é um remédio amargo demais para os bens que se pretende defender.

O STF tangenciou a questão quando esta lhe foi colocada.

Apesar de ter feito muito barulho ao declarar que a Lei de Imprensa não valia mais, nada fez para impedir a censura prévia de que foi vítima o jornal O Estado de S. Paulo, em face de notícias sobre ilícitos do filho do presidente do Senado.

O abuso na informação, a imprudência da reportagem danosa e até mesmo a invasão de privacidade desmedida podem ser regularmente objetos de reparação.

Mas quando a ação judicial se antecipa e frustra por si só a liberdade de expressão, acaba se transformando em um extemporâneo órgão de censura.

A prudência tende a virar controle e os magistrados dificilmente resistirão à tentação de glosar os seus Ulysses.

[conheça as colunas do blogueiro, no Terra Magazine]

Comentários fechados.