….juiz às vezes, cidadão sempre….

A luta dos juízes livres da Bahia: breve história do núcleo baiano da Associação Juízes para a Democracia

Reproduzo, abaixo, a convocação do núcleo baiano da Associação Juízes para a Democracia para a posse de sua nova coordenação e a palestra do juiz Maurício Salles Brasil, que contará a história da criação e instação da representação regional da AJD.

A palestra tem especial significado por ter sido o colega Maurício processado criminalmente, diante de representações formuladas no CNJ contra irregularidades que apontava no TJ da Bahia.

O Sem Juízo reproduziu aqui a decisão que o absolveu reconhecendo o Exercício Regular de Direito.

Sucesso aos colegas da Bahia e parabéns ao guerreiro Maurício que conheceu como o custo da liberdade.

A luta dos juízes livres da Bahia, realização do núcleo AJD-BA

Nesta segunda-feira, 12 de setembro de 2011, às 10h30min horas, o Juiz de Direito Maurício Salles Brasil estará proferindo a palestra “A luta dos Juízes livres da Bahia: breve história do núcleo baiano da AJD -Associação Juízes para a Democracia”.

O evento acontecerá no Campus 1 da UNEB – Universidade do Estado da Bahia, no auditório do Departamento de Ciências Humanas, localizado na Rua Silveira Martins, 2555, Cabula (Narandiba), em Salvador – BA.

Na oportunidade acontecerá também a posse do novo coordenador do núcleo baiano da entidade, o Juiz de Direito Ruy Eduardo Almeida Britto, além da posse dos novos coordenadores adjuntos, os juízes Reno Viana e Gerivaldo Neiva.

A Associação Juízes Para a Democracia – AJD é uma organização não corporativa que congrega juízes e juízas de todo o Brasil e que tem por finalidade a luta pelos princípios e valores éticos e jurídicos próprios do Estado Democrático de Direito.

Na Bahia, a entidade sustenta que a luta contínua dos juízes livres e independentes é fundamental para remover os escombros de uma justiça descompromissada com a sociedade civil, buscando a construção de um Poder Judiciário novo, independente e comprometido com os valores democráticos conquistados arduamente pela cidadania.

Fiel à sua missão, o núcleo baiano da Associação Juízes Para a Democracia – AJD tem buscado construir uma parceria com a Universidade do Estado da Bahia – UNEB, instituição pública que tem se mostrado aberta para a diversidade e para as ações afirmativas, sendo inclusive pioneira na implantação do sistema de cotas, e cujo principal campus, de forma emblemática, está instalado em um bairro popular e de alta densidade habitacional, vindo a se constituir em um espaço democrático e multicultural.

O Juiz de Direito Maurício Salles Brasil, palestrante no evento do próximo dia 12, é o autor da frase “juiz às vezes, cidadão sempre”, adotada como lema pela representação baiana da AJD.

Para maiores informações, acesse na internet http://www.ajd.org.br/ ou também http://ajdbahia.blogspot.com/ .

Comentários fechados.