….cenas do Rio: memória e esquecimento….

Cartuns de Henfil no Catete e a placa apagada da praça da Candelária

Um passeio de alguns dias no Rio é sempre a oportunidade para vistas deslumbrantes e um pouco de história, encontro de memória e esquecimento.

O Palácio do Catete, que já foi de um nobre, de um empresário falido e, por fim, do governo, com o resgate de uma hipoteca pelo Banco do Brasil, está preservado como se Getúlio Vargas ainda lá habitasse. A mesa de reuniões na posição da última que presidiu, e a de jantar, posta para a última refeição.

Até o pijama presidencial, com a marca da bala que o tirou da vida para colocar na história está lá.

Dentro do Museu, uma belíssima exposição sobre as várias fases de nossa república, velha, nova e depois velha de novo.

Destaque para os cartuns de Henfil, o traço mais marcante da campanha da redemocratização. As fotos registram charges que tem mais de vinte anos, e ainda assim continuam extremamente atuais -a alergia ao povo e a degradação ecológica.

Tempo, tempo.

Dezoito anos se passaram desde a Chacina da Candelária. No meio da praça, ainda é possível ver uma cruz com os nomes dos mortos.

Mas a placa que registra o massacre já se apagou e está ininteligível, talvez a espera de outro desastre que a complete.

Os nomes da foto abaixo estão visíveis (na exposição no Catete): o que sumiram foram seus corpos.

Mas o STF insiste na tese de que a anistia aprovada durante o regime militar aproveita os seus próprios agentes, contra firme jurisprudência internacional. 45 anos depois é a Justiça do Estado Democrático de Direito que se põe à margem da lei.

2 Comentários sobre ….cenas do Rio: memória e esquecimento….

  1. Amantes do Direito 30 de julho de 2011 - 16:46 #

    Oiii Marcelo Adoreiii seu blogger e estou te seguindooo.. da uma passadinha no meu e se poder me segui desde ja agradeço..
    http://amantesdodireito.blogspot.com
    Bjoo

  2. Ana 30 de julho de 2011 - 23:09 #

    O Rio é um lugar de belezas indescritíveis, mas também um pedaço da história desse país, muitas vezes esquecida pelos próprios cariocas. Só achei muito mórbido o quarto de dormir do ex-presidente. Não gostei de lá não, passei bem rapidinho. E espero uma próxima visita!