….Defensoria Pública em questão….

Assembleia baiana discute situação da Defensoria Pública; fortalecimento é indispensável

Designada para o próximo dia 17/11, uma audiência pública deve debater a situação da Defensoria Pública no Estado da Bahia, na Assembleia Legislativa local.

Solicitada pelo deputado estadual Fabrício Falcão, a sessão terá por finalidade tornar público o debate sobre a necessidade de contratação de mais defensores públicos no Estado.

Na Bahia, só estão em serviço 197 defensores, um terço dos cargos existentes em lei e apenas 32 dos 300 municípios contam com a Defensoria Pública instalada.

A Associação Juízes para a Democracia, que tem se notabilizado pelo apoio à criação e fortalecimento das defensorias públicas em todo o país, emitiu nota sobre o tema:

“A ESSENCIALIDADE DA DEFENSORIA PÚBLICA PARA O ACESSO À JUSTIÇA E A NECESSIDADE SOCIAL DO SEU FORTALECIMENTO”

A ASSOCIAÇÃO JUIZES PARA A DEMOCRACIA (AJD), entidade não governamental e sem fins corporativos, que tem por finalidade estatutária o respeito absoluto e incondicional aos valores próprios do Estado Democrático de Direito e a promoção e a defesa dos princípios da democracia pluralista, bem como a difusão da cultura jurídica democrática, pugna pela criação de defensorias públicas em todos os Estados da federação e perante todas as instâncias judiciais, como forma de garantir a acessibilidade à Justiça, consciente de que o Poder Judiciário só poderá efetivamente servir à sociedade se a ele todos tiverem acesso.

Assim, por atuar na defesa dos direitos na perspectiva da emancipação social dos desfavorecidos, a AJD participa do movimento para a criação da Defensoria Pública em todo o país, defendendo também o seu fortalecimento, o que entende ser imprescindível para atender ao objetivo de legitimar cada vez mais a atuação desse órgão viabilizador do acesso à Justiça, consagrado na Constituição da República como direito fundamental.

Segundo dados divulgados pelo Ministério da Justiça, no Estado da Bahia, por exemplo, estariam vagos 65% (sessenta e cinco por cento) dos cargos de Defensor Público.

Desta forma, a instituição estaria presente em apenas cerca de 7% (sete por cento) dos Municípios baianos, atendendo cada Defensor Público uma população alvo de mais de setenta mil pessoas.

Trata-se de uma situação muito aquém do mínimo necessário para assegurar o ingresso efetivo na sociedade daqueles necessitados que mais precisam de amparo, consistindo essa realidade em explícita violação do princípio da dignidade da pessoa humana.

Nesse sentido, a AJD manifesta publicamente seu apoio ao movimento que no Estado da Bahia defende o fortalecimento da Defensoria Pública, apoio extensivo a todos os movimentos similares existentes em outras unidades da federação

Leia ainda:

Por uma defensoria cada vez melhor (manifesto dos aprovados no concurso da DP-BA)

Defensoria Pública Já, em Santa Catarina

Comentários fechados.