….fascismo: a serpente rompe a casca do ovo….

Ninguém presta atenção ao alerta de Adorno: “pensar e agir para que Auschwitz nunca mais acontecesse”

O artigo que segue é de autoria do jurista Marcio Sotelo Felippe* e foi publicado originalmente no Blog Allonsanfan. Analisa com precisão e apreensão o atentado na Noruega e atenta para o fato de tanto lá como aqui, políticos estarem atiçando a intolerância e o preconceito: “sinais alentadores para o pequeno Hitler meio adormecido”.

Fascismo: a serpente rompe a casca do ovo e põe a cabçea para fora

A Europa não prestou mesmo atenção a uma de suas melhores cabeças do século XX. Adorno dizia que Hitler determinou um novo imperativo categórico: “pensar e agir para que Auschwitz nunca mais acontecesse”.

Um micro Auschwitz acaba de acontecer na Noruega. Aparentemente o autor agiu sozinho, mas parece esperto o suficiente para saber que seu gesto pode impulsionar e animar seus iguais, articulados e organizados por toda a Europa. Espero ser um mau profeta ao prever que virá mais.

Pensar e agir para que Auschwitz nunca mais acontecesse parece ter sido tudo o que a Europa não fez após a guerra. Xenofobia, preconceito e discriminação grassam lá por toda parte.

Governos adotam posturas rígidas contra imigrantes e emitem, com isto, sinais alentadores para o pequeno Hitler meio adormecido que repousa na consciência de muitos europeus.

Este pequeno Hitler também anda por aqui, e foi meio que sacudido na última campanha eleitoral por irresponsáveis que não tiveram escrúpulos de vender a alma para o diabo para ganhar a eleição, apelando grosseiramente para a intolerância e o preconceito.

Perderam a alma e não ganharam a eleição.

Este pequeno arranhão na casca do ovo foi suficiente para gerar atos de vandalismo contra minorias e ataques a gays e nordestinos, nas ruas e nas redes sociais. Ou será apenas impressão que estes incidentes aumentaram após as eleições do ano passado?

Enfim, o que está parecendo é que a serpente rompeu a casca e pôs a cabeça para fora.

A frase de Adorno está em modo negativo. Não diz o que deve ser feito, diz o que devemos evitar. Não é difícil formulá-la em modo positivo. Fatos semelhantes a Auschwitz, em qualquer dimensão, nunca mais aconteceriam se no planos político, social, econômico, cultural e educacional a Europa se dedicasse, após a hecatombe da II Guerra, a shoah e a morte de milhões de inocentes, a construir na experiência o que o seu filósofo maior ensinou: a construção do conceito universal de homem.

“Ao entrar o médico na alcova, como Kant não via já quase nada, eu lhe disse que era o médico que havia chegado. Kant se levantou, estendeu a mão, e disse algo sobre ‘postos’, pronunciando esta palavra repetidas vezes em tom obsessivo. O médico, crendo que era uma pura fantasia ou delírio do enfermo, o aquietou dizendo que no posto estava tudo bem. Kant então diz: ‘muitos postos, postos de doença’, e acrescentou em seguida: ‘muita bondade’ e ‘gratidão’ (…) Eu me dei conta do que ele queria dizer. Queria dizer que seu médico lhe dava uma prova de sua bondade ao visitar-lhe, apesar dos muitos e muitos postos de trabalho que ocupava. Disse isto ao médico. ‘Perfeitamente’, comentou Kant, que seguia de pé, com muita dificuldade. O médico pediu que sentasse. O enfermo não se decidia. Eu conhecia demasiado bem seu modo de pensar para que pudesse abrigar a menor dúvida acerca da verdadeira causa de sua vacilação. Falei com o médico e lhe disse que Kant, cuja finura e correção de modos não o abandonavam nem em seus últimos momentos, somente se sentaria quando ele, o visitante, sentasse também. O médico, que parecia pôr em dúvida a razão de minhas palavras, convenceu-se dela, e quase lhe saíram lágrimas quando ouviu o enfermo dizer, apelando a suas últimas forças, com a energia que pode: ‘o sentimento de humanidade não me abandonou ainda’. (Relato de Wasianski, criado de Kant, reproduzido por Ernst Cassirer em “Kant, Vida e Doutrina”, Fondo de Cultura Económica. Traduzido do espanhol o trecho)

*Marcio Sotelo Felippe foi Procurador Geral do Estado de São Paulo e Diretor da Escola Superior da PGE, responsável pelo Blog Allonsanfan

Leia também por aqui:

O moderno reacionário é a porta de entrada do velho fascismo

Noruega ensina que racismo não pode ser visto como folclore

Comentários fechados.