….Prateleira Sem Juízo: dicas, resenhas e críticas…..

Procure na prateleira e encontre dicas, resenhas e críticas de obras selecionadas pelo Blog Sem Juízo.

A Balada de Adam Henry

Magistral romance de Ian McEwan recheados de casos de vara de família, plenos de dilemas morais. Chama a atenção por discutir o tema do impacto das decisões sobre os próprios juízes

 O lugar sem limites

Destacamos trecho de um romance de 1966, do escritor chileno José Donoso, que se antecipa em décadas a inúmeras querelas de gênero e orientação sexual prementes nos dias de hoje

Vozes do Bolsa Família

Trabalho de pesquisa  extremamente valioso, envolvendo cinco anos de entrevistas com beneficiárias do programa, enfocando na ação do BF para a redução da pobreza e o ganho de autonomia das mulheres.

Zaffaroni e a questão criminal

Penalista narra história do direito penal e exorta luta pelos limites do poder punitivo

A prisão das mulheres

Livro de Bruna Angotti analisa o surgimento dos presídios femininos no Brasil

A montanha mágica

Do clássico de Thomas Mann, destacamos uma crua e impactante descrição do ódio racial -cujas consequências o livro antecipa com maestria.

Invasão Corinthiana

Que time de futebol seria capaz de celebrar, trinta e cinco anos depois, o jogo de um campeonato que acabou perdendo?

Memórias de uma guerra suja

Cláudio Guerra, ex-delegado do DOPS no Espírito Santo, assassino condenado e convertido pela fé, listou em livro-depoimento, um sem número de crimes que praticou nos anos de chumbo, indicando seus mentores, comparsas e uma grande rede de colaboradores da violência nos porões.

Caso Herzog através da imprensa

O trabalho de Lilian Lima Perosa (“Cidadania Proibida – o caso Herzog através da Imprensa”) se preocupa em relatar não apenas o que foi dito pelos jornais, mas reconstruir aquilo que chamou de “silêncios da história.

Richtofen

Escrita em ritmo próprio de romance policial, em que uma página puxa a outra, o livro é engolido em poucos dias. O autor consegue manter o thriller, provocando o leitor a acompanhar o fato por mais de um ângulo -e quem procura os bastidores da história, não sairá frustrado.

Bruxas de Salém

Alegoria do macarthismo, peça de Arthur Miller também é uma alegoria do processo penal.

Por trás da notícia

Edson Flosi descreve e comenta o processo de criação de uma grande reportagem

Fundeb: federalismo e regime de colaboração

O livro analisa com profundidade histórica e conhecimento jurídico as relações entre federalismo e financiamento público, abarcando as várias legislações e a influência política e dos movimentos sociais em suas elaborações

Os últimos soldados da guerra fria

Contrabando de 15.000 crianças é a página mais triste das retaliações norte-americanas à Revolução Cubana -trecho do livro de Fernando Morais.

Luta: substantivo feminino

Da Coleção “Direito à Memória e Verdade”, do governo federal, relatos de e sobre mulheres torturadas, desaparecidas e mortas na resistência à ditadura.

Crimes

Best-seller do advogado alemão Ferdinand v. Schirach traz interessantes relatos sobre a vida que se esconde por de trás dos processos criminais

Casei com um Comunista

Trecho destacado do romance de Philip Roth que explica de forma magistral a espetacularização da política introduzida pelo macarthismo nos EUA dos anos 50, mas que se espalhou planeta afora.

Operação Massacre

Uma aula de jornalismo investigativo e uma lição da importância do resgate da verdade, no livro-documentário do argentino Rodolfo Walsh, vítima da ditadura que denunciava

Na Colônia Penal

Obra-prima de Franz Kafka, que descortina ao mesmo tempo os abusos da repressão e o absurdo de um processo penal em que a defesa é nada mais do que uma perda de tempo

Descasos

Comovente livro sobre o cruel cotidiano penal, seus atores e suas vítimas, escrito pela advogada Alexandra Szafir

Escola de Justiça

Retrato histório e tocante do Departamento Jurídico XI de Agosto, produzido pelo historiador Cássio Schubsky, que reencontra gerações de estudantes que se dedicaram à assistência judiciária à população carente.

Uma fenda na justiça

Livro analisa construção de inovações democráticas na Defensoria Pública de São Paulo

2 Comentários sobre ….Prateleira Sem Juízo: dicas, resenhas e críticas…..

  1. Edu Maretti 21 de outubro de 2011 - 18:23 #

    Marcelo, eu sugiro 'A Sangue Frio', de Truman Capote, sobre o qual escrevi lá no meu blog.

    http://fatosetc.blogspot.com/2011/01/nota-sobre-sangue-frio-de-truman-capote.html

    Um grande livro.

    Abraços

  2. Marcelo Semer 24 de outubro de 2011 - 22:29 #

    Edu, o livro é ótimo! Eu o li há muito tempo e recomendo também.