….renúncia confere dimensão secular ao papado….

Não se sabe o que causou a renúncia, mas se pode imaginar o que ela causará

Muitas são as especulações em torno dos motivos que levaram Bento XVI a renunciar.

Há quem acredite nas forças ocultas e os que debitam a seu interesse político em fazer o sucessor.

Alguns analistas o consideraram fraco por não resistir às pressões, enquanto outros louvaram sua postura humilde e corajosa.

Tão cedo não saberemos, com certeza, o que causou a renúncia, embora possamos especular, enfim, o que a renúncia causará.

Porque, afinal de contas, estamos diante de uma mudança de paradigma –uma das verdades fundamentais que aprendemos a acreditar desde sempre, simplesmente ruiu no meio do Carnaval.

À medida em que um papa desiste de ser papa, sem estar gravemente doente, nem física ou mentalmente incapacitado, alguma coisa parece estar fora da ordem. E é bem possível que não volte a ser do jeito que já foi um dia.

É certo que a renúncia faz parte da legislação canônica há muitos anos. E que, na história remota dos papas, existiram casos de interrupção voluntária da função.

Mas todos os peculiaríssimos exemplos apenas serviram como situações excepcionais que confirmavam uma regra. A renúncia de Bento XVI inverte a lógica. Põe a própria regra sob suspeição.

Ao sair da Cúria para entrar na história, Bento XVI pode estar estabelecendo uma nova dimensão ao papado. Mais pragmática e mais racional.

Léguas de distância, portanto, da ideia comum do sagrado, como aquela disseminada aos fiéis de que a eleição dos papas seja uma escolha de Deus. A renúncia foi, certamente, uma escolha humana –seja por temores ou ambições.

É possível que Bento XVI tenha algum tipo de influência, direta ou indireta, em sua sucessão. Mas é ainda mais provável que tenha influência nas sucessões que virão.

Na forma como os futuros papas venham a lidar com o caráter possivelmente finito de suas gestões. Até que a morte os separe pode estar deixando de ser uma realidade ou ao menos uma obrigação.

Bento XVI foi escolhido papa sob o signo do conservadorismo. Mas, ao final de seu papado, não foi, efetivamente, mais conservador do que o papa pop que sucedeu –embora também não menos.

Mas a renúncia lhe dará, por paradoxal que possa parecer, um ar de inovação e modernismo. E muito provavelmente representará uma sombra para os futuros titulares da Mitra.

Afinal, foi papa por cerca de oito anos, menos do que a duração dos mandatos da maioria dos chefes de Estado, ainda que em países que praticam com regularidade a alternância de poder.

João Paulo II deixou o papado sob o signo da quase santidade –Bento o larga como um líder político, daqueles que convocam eleições ao se ver sem maioria no Parlamento.

Sua passagem conscientemente fugaz contrasta em tudo com a natureza dita sagrada da função e até de sua própria história pessoal.

Sendo o papa mais teólogo dos últimos tempos, acabou por conferir, contraditoriamente, uma dimensão mais secular ao cargo.

Comentários fechados.